23 setembro 2013

FAQ - Perguntas frequentes - Doula

ENTENDA O TRABALHO DA DOULA

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Inclui preparação para o parto normal e auxilio no pós parto.




O QUE É UMA DOULA?


A doula é uma profissional que presta apoio para o parto e pós-parto. Doulas recebem treinamento especial através de programas de certificação ou têm experiência na área de parto e / ou assistência  ao recém-nascido. A responsabilidade da doula é oferecer apoio emocional, físico e informativo para a mãe e sua família. Estudos comprovam que as mães e casais que incorporaram doulas em seus nascimentos vivenciaram trabalhos de parto mais curtos e intervenções reduzidas e que as mulheres que receberam o apoio de uma doula pós-parto tem maior sucesso da amamentação, maior auto-confiança, menos depressão pós-parto e menor incidência de abuso de aqueles sem esse suporte.

QUE TIPO DE PARTOS AS DOULAS ACOMPANHAM?

Doulas podem atender partos domiciliares e partos hospitalares, e em casas de parto; nascimentos medicamentosos e nascimentos não medicados, com as mulheres cujo cuidado está sendo supervisionado por médicos ou parteiras. Doulas pode ser a pessoa de apoio apenas para a mãe, ou pode ser parte de uma equipe de suporte para o parto, incluindo parceiro, mãe, amigo (s), e / ou membros da família. A doula não acompanha cirurgia cesariana eletiva.

A DOULA SUBSTITUI O PAI?
A doula não substitui o pai (ou o acompanhante escolhido pela mulher) durante o trabalho de parto, muito pelo contrário. O pai muitas vezes não sabe bem como se comportar naquele momento. Não sabe exatamente o que está acontecendo, preocupa-se com a mulher, acaba esquecendo de si próprio. Não sabe necessariamente que tipo de carinho ou massagem a mulher está precisando nessa ou naquela fase do trabalho de parto.
Eventualmente o pai sente-se embaraçado ao demonstrar suas emoções, com medo que isso atrapalhe sua companheira. A doula vai ajudá-lo a confortar a mulher, vai mostrar os melhores pontos de massagem, vai sugerir formas de prestar apoio à mulher na hora da expulsão, já que muitas posições ficam mais confortáveis se houver um suporte físico.

O QUE A DOULA NÃO FAZ?
A doula não executa qualquer procedimento médico, não faz exames, não cuida da saúde do recém-nascido. Ela não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.
QUAIS AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA DOULA?
As pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode:
diminuir em 50% as taxas de cesárea
diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
diminuir em 60% os pedidos de anestesia
diminuir em 40% o uso da oxitocina
diminuir em 40% o uso de fórceps.
O QUE A DOULA FAZ?


Antes do parto a ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.
Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc..
Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.
QUANTO CUSTA O SERVIÇO DE UMA DOULA?
Os pacotes e valores podem variar de R$ 600 a R$ 1200, dependendo da região e dos serviços oferecidos.
O pacote geralmente inclui:
Uma visita antes do parto, para preparação do casal, tirar duvidas, montar o plano de parto;
Atendimento ao parto, durante todo o trabalho de parto, podendo iniciar na casa da gestante, e após a remoção para o hospital.
Uma visita pós parto, onde são verificadas a amamentação, ensino o banho de balde, técnicas para acalmar o bebê, uso de sling, etc.

Visitas e encontros podem ser combinados separadamente para atendimentos individuais ao casal.



COMO CONTRATAR UMA DOULA?​

Antes de tudo, é agendado um encontro com a gestante para conhecer a família, saber de seus planos para o parto, e negociar pagamentos.
Após a negociação é firmado um contrato, onde constam os serviços prestados e os valores a serem pagos, além dos termos caso a gestante desista. 

E SE A DOULA NÃO PUDER ME ACOMPANHAR NO DIA?
Caso a doula não consiga atender o parto, seja por motivos particulares, ou por estar acompanhando alguma outra gestante no momento, outra doula será enviada no lugar. Se for do desejo da gestante, poderá conhecer previamente a doula "backup", para se sentir mais confortável no momento do parto.

Para saber mais entre em contato conosco através do e-mail protagonistasdoparto@gmail.com ou diretamente com nossos contatos.

Um comentário:

  1. Amei.
    Era o que eu precisava, desses detalhes claros sobre todo o acompanhamento e principalmente os valores, para se ter uma ideia do custo.
    Estou pensando e desejando muito, que o meu próximo parto seja assim.
    Mas tenho algumas dúvidas, sobre após o nascimento, qual o procedimento de corte do cordão umbilical, se é necessário ir para o hospital após o nascimento...
    Obrigada.
    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir