29 janeiro 2013

Relato de Parto Monique



 Relato de Parto da Monique e do Arthur

A Monique é minha prima, e desde o dia em que fiquei grávida dizia a ela que a arrastaria para a Casa de Parto.

No início parecia confiante no médico do convênio, em nossas conversas, dava algumas dicas sobre onde procurar informações, e lá foi ela.

Depois de algum tempo, percebi que ela ficou mais interessada, e me ofereci para doular no parto dela. Conforme ia aprendendo mais sobre parto, parecia que se identificava com o que desejava, um parto respeitoso, para ela e o Arthur.

No dia em que o Arthur nasceu, recebi uma mensagem no facebook por volta de 11h, dizendo que estava com algumas dores, e que era para eu me preparar. Ela já tinha ido à Casa de Parto pela manhã para uma consulta, e depois do toque, foi embora sentindo dor.

Por volta de 16h, me ligou novamente, dizendo que as dores aumentaram, e me pedindo para ir até a casa dela. Saí imediatamente, e corri para lá. Quando fomos contar as contrações, estavam a cada 1 mim, e ficamos um pouco confusos, saímos para a Casa de Parto na sequência.

Era uma quinta-feira, dia do rodizio do meu carro, e eu os levaria até a Casa de Parto, portanto, fomos correndo, e caso chegasse alguma multa, iria recorrer. Corremos tanto, pois as contrações estavam muito perto umas das outras, fomos pelos corredores de ônibus, ultrapassamos o farol vermelho, e a Monique quieta no banco de trás com o Vitor (Marido), eu olhava pelo retrovisor a cada contração, uma tão perto da outra, o caminho cheio de buracos, e a Monique em um silêncio total, apenas apervada a mão do marido na contração.



Chegamos na CPS por volta de 15h50, e ela entrou para ser examinada. A Fotógrafa Bia estava nos esperando quando chegamos lá e eu fiquei conversando com ela durante o exame que parecia não acabar nunca! 

Quando saíram do exame, a enfermeira me olhou e disse: "Ainda não é agora, podem voltar para casa". Fiquei tão confusa, os sinais do trabalho de parto eram claros, e ela estava com muitas contrações. Mas depois disse:  "Brincadeira, já está com 7 cm, será internada agora". Nesse momento fiquei tão aliviada, pois  sabia que ela estava em trabalho de parto, e não queria voltar para casa e ter que voltar depois.

Quando entramos no quarto ela tentou comer, mas não conseguiu comer muito, tomou o suco e sentou na cadeira. Sempre calada, não quis massagens, quis ficar sentada.

a enfermeira trouxe o rádio e colocou uma musiquinha relaxante, mas a Monique me pediu que colocasse na KISS FM, acho que os sons da natureza incomodavam um pouco. Então, depois de um tempo sentada, sugerimos que andasse um pouco para ajudar nas contrações. Ela sentiu vontade de ficar de cocoras, então fomos para a banqueta.

Nesse momento lembro que estávamos todos quietos quando começou na rádio a oração do Rock. Foi hilário, pois todos paramos para escutar a oração:


"Elvis Presley que estais no céu,
Muito escutado seja Bill Haley. Venha a nós o Chuck Berry, Seja feito barulho à vontade, 
Assim como Hendrix, Sex Pistols e Rollings Stones.
Rock and roll que a cada dia nos melhora,
Escutai sempre Clapton e Neil Young, Assim como Pink Floyd e David Bowie.
E não deixeis cair o volume do som 102,1 de estação.
Mas livrai-nos do Pagode e do Axé. Amém!


Depois da oração todos começaram a rir, e lembro de ter dito, "Pronto, agora o Arthur chega"..

Por volta de 19h30 já estava com dilatação total, e resolvemos tentar na cama, em outra posição. Foram alguns momentos de expulsivo, mas foram momentos marcantes. Houve uma pequena discussão entre as enfermeiras obstetras, era troca de plantão, e as duas estavam no quarto, mas uma dizia para a outra "Não, faz você", "o plantão é seu", "mas você já estava aqui primeiro", etc. Na hora não sabia o que fazer, apenas tentei distrair a Monique e encorajá-la.

Finalmente, às 20:18, chegou Arthur, através de um parto totalmente natural, no dia 19/07/2012 na Casa do Parto de Sapopemba, medindo 52 cm e pesando 3.695kg.

Aqui tem um vídeo de quando a Monique pegou o Arthur pela primeira vez
https://www.youtube.com/watch?v=UQve1cHViF8&feature=player_embedded

Mais fotos do parto da Monique aqui: Bia Fotografia


Nenhum comentário:

Postar um comentário